Estudante Luzivan Costa, Ciências Biológicas-UFMA, é eleito Diretor do DCE em Chapadinha.

segunda-feira, julho 31, 2017

O Congresso dos Estudantes da Universidade Federal do Maranhão - CEUFMA é o fórum máximo de deliberações e afirmações das conquistas estudantis. A realização do mesmo garantiu a troca de conhecimentos e o desenvolvimento do ciclo de vivência entre os estudantes, no campo das ideias científicas ou através do senso comum. Realizado hoje, 21 de julho, nas dependências da Universidade Federal do Maranhão, auditório da pós graduação do CCBS, com o intuito de discutir a temática “Avanços, Conquistas e Desafios da Universidade” e assim revitalizar discussões e discursos que contemplem o cenário político-estudantil. Tal espaço abrangeu a autocrítica e análise da Universidade através de um plano de sustentabilidade e políticas públicas voltadas a atender a comunidade discente e que comungue ao bem estar daqueles que interagem no seu convívio.

A Construção de um novo cenário, novos atores, novas definições, novas formas de atuar, é possível sim, de forma a gerar um crescimento sustentável à Universidade que sonhada, e que concretizada. O CEUFMA contou com a presença de mais de 100 estudantes durante todo o dia e ainda com representações de 38 cursos, e 6 Campi do continente e São Luís. Diversos debates ocorreram, dentre eles, sobre os Avanços e desafios da Universidade; Conjuntura: Universidade x Movimento estudantil; os avanços na Infraestrutura pós REUNI, programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras; O ensino, pesquisa e extensão; Esporte; Direitos humanos entre outros assuntos de relevância. A Mesa-redonda de abertura, teve como palestrante Anibal Lins, membro fundador do DCE 17 de Setembro e atual presidente do SINDJUS, que relatou sua experiência no movimento estudantil, sobre os avanços, as conquistas e os desafios da Universidade, passando desde a conjuntura da sua época até os dias atuais.
Ocorreram também diversos Grupos de Discussão com o objetivo de discutir as temáticas propostas através de inscrições livres entre delegados, suplentes e observadores, momento de formular, discutir e construir os rumos do movimento estudantil e das lutas em prol da Universidade, para os próximos três anos de gestão do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Maranhão – DCE 17 de Setembro. 

Ao DCE compete defender e representar os estudantes regularmente matriculados em sua plenitude, sem distinção de raça, cor, sexo, convicção política ou religiosa; organizar e orientar a luta dos estudantes, ao lado do povo, para a construção de uma sociedade livre, democrática e sem exploração; organizar os estudantes na luta por uma Universidade crítica, autônoma, democrática e adequada às necessidades científicas, culturais, políticas, sociais e econômicas de nossa sociedade.

Uma conquista inédita do movimento estudantil foi a realização do congresso com independência financeira e autonomia de qualquer governo e reitoria. E a partir dessa independência, os estudantes conseguiram efetivamente debater problemas crônicos da Universidade oriundos da má gestão da atual administração superior. Ao final do CEUFMA foi eleita de forma democrática e participativa uma nova gestão para o DCE 17 de Setembro.

A Diretoria Executiva, legalmente constituída, é a instância responsável pelo encaminhamento e execução das atividades cotidianas da entidade para o triênio de 2017-2020. A missão é fomentar a construção de um diálogo com os estudantes para energizar o movimento estudantil dentro da UFMA.