Professores de Chapadinha e de outras Regionais de Educação recebem a formação do Mais Ideb.

domingo, agosto 20, 2017
Nas últimas quinta-feira (17) e sexta-feira (18) são os professores de Língua Portuguesa e Matemática das Unidades Regionais de Barra do Corda, Chapadinha, Presidente Dutra e São João dos Patos receberam a Formação Continuada do Mais Ideb, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretara de Estado da Educação (Seduc). A formação constitui uma das ações da Secretaria de Estado da Educação para elevação da qualidade do ensino oferecido na Rede Estadual, no âmbito do Plano Mais IDEB.
Nesses dois dias de formação serão beneficiados cerca de mil professores de 193 escolas da rede estadual de 51 municípios jurisdicionados a estas Unidades Regionais. Esta etapa da formação terá como pauta a análise e reflexão dos resultados do 1º simulado diagnóstico Mais Ideb e a definição de usos pedagógicos desse resultado, visando a definição de estratégias para assegurar o desenvolvimento das habilidades essenciais de leitura, interpretação textual e resolução de problemas. 

Na oportunidade, os professores discutirão, ainda, sobre a importância do atendimento às orientações de aplicação, correção, apuração e lançamento dos resultados dos próximos simulados para que essa atividade atinja seus objetivos propostos.A formação continuada foi um dos pedidos dos professores durante a I Escuta Pedagógica realizada pelo governo, em março deste ano, como mecanismo de melhoria da qualidade do ensino em sala de aula e consequentemente da melhoria do Ideb. 
A primeira etapa realizada nos meses de abril a maio deste ano, atendeu a aproximadamente 4,4 mil professores, de 766 escolas da rede estadual, dos 217 municípios maranhenses. Na oportunidade os professores refletiram sobre indicadores educacionais oficiais do estado o Ideb, taxas de rendimento escolar, níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, alinhamento curricular da rede estadual e participaram de oficina de elaboração de itens com ênfase na Matriz de Referência do SAEB para a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).

A meta é atender nesta segunda etapa da formação, que termina no próximo dia 25 (sexta-feira), nas Unidades Regionais de São Luís e São Luís, 5.400 professores de Língua Portuguesa e Matemática.
Fonte: Seduc                                                                                
Fotos/Divulgação